Arquitetura

Bioarquiteto é apenas um nome fantasia para criar um site que tem uma ideia por traz. Este site trata do trabalho e referências de um Arquiteto e seus parceiros.
Alguns chamam de Arquitetura Ecológica, outros de Arquitetura Sustentável ou Bioarquitetura, estes nomes não podem tirar o foco de que a discussão de fato é sobre o papel social da Arquitetura, como minimizar o seu impacto humano e o ambiental.
Portanto, é muito importante que o profissional da área se reconheça e seja reconhecido como Arquiteto, dado que não existe uma outra e nova profissão chamada Bioarquitetura. O objetivo de tratar sobre o tema do impacto da construção civil pelo foco do projeto é para evoluir a consciência da sociedade a este respeito e não de dividir (polarizar) os profissionais deste meio em dois grupos: os “Bios” e os “não Bios”, se criarmos um novo nome para este exercício profissional, corremos este risco.
Afinal o pensamento a respeito de uma habitação sustentável ou de casa ecológica, é fundamental ao Arquiteto. Projetar com sabedoria, preservando os sistemas de manutenção da vida, relevando a economia dos materiais e os recursos disponíveis no planeta, o conforto térmico, sistemas de coleta e tratamento de água, energia renovável e eficiente… este também é o seu papel, não precisa mudar de profissão para começar a entender a casa como um sistema biológico, ou seja, a favor da vida em todas as suas formas e manifestações.
Portanto, não precisamos inventar um nome novo para o que já existe, temos é que fortalecer este espaço que já temos. Já aprendemos que polarizar não nos faz evoluir, negar algo para justificar uma outra coisa é um erro que já cometemos em diversas esferas, inclusive na história da Arquitetura. O objetivo deste site é somar.

E, se estamos fazendo bobagens em relação a vida, o problema esta no homem, cada vez mais distante dos princípios que o norteia, e não na essência desta bela profissão chamada Arquitetura. Por isso não utilizamos o nome Bioarquitetura e defendemos uma arquitetura integral: Social, Ambiental e Econômica.
Nesta página estão reunidos os projetos que realizamos e também obras de outros arquitetos que realizamos o gerenciamento.

12 Comentários a “Arquitetura”


  • Grande Tomaz!
    Não sei se lembra de mim, fizemos algumas matérias juntos na facul e tals…rs.
    Meu velho…PARABÉNS!
    A experiencia de visitar este site, que admito achei por acaso, e conhecer seu trabalho foi no mínimo surpreendente, além de gratificante!

    Um grande abraço!

    Gustavão

  • Seu Site Por Apenas R$ 850,00

    A Wols Design oferece soluções personalizadas em comunicação seja na Criação de Sites, Criação de Identidade Visual e Design Gráfico.

    Durante todo o mês de maio, os clientes que fecharem negócio com a Wols Design desembolsarão apenas R$ 850,00 pelo site e, de presente, receberão 1 ano de hospedagem gratuita.

    Para maiores informações acessar:
    http://www.wolsdesign.com.br

    Grato

  • Olá, Tomás
    Vou construir minha casa e estou pesquisando sobre casas ecológicas e bioconstrução.
    Olhei seus projetos e acho que você pode me ajudar.
    Qual a média de custo destes tipos de construção?

  • Obrigado amigo!

    É uma grande satisfação receber um comentário como esse, melhor ainda ser de um parceiro!

    Grande abraço

    Tomaz

  • olá
    gostaria de saber como se faz a massa para o reboque de pau a pique
    vai alguma coisa amais pra dar liga ?
    ou eh so o barro com agua mesmo ?
    obg amigos !

  • Oi Tomaz,
    Desde a faculdade sabia que vc ia ser um grande arquiteto, e melhor, um ser humano que se importa!!coisa rara hoje em dia infelizmente. Fizemos poucas matérias juntos, mas fiquei muito orgulhosa de ver o seu trabalho. Parabéns, abraço para seu pai também, grande professor!!!
    bj,
    Quel

  • Quel, que prazer te encontrar por aqui e receber esta mensagem.
    Tenho percebido que existe muito espaço para agente atuar, não é?
    Hoje em dia a arquitetura atinge apenas 10% da população, bom poder trocar idéias com pessoas como você e buscar caminhos para fazer um trabalho que chegue também aos 90% que faltam.
    Beijo
    Tomaz

  • Áureo Tupinambá Júnior

    Tomaz e Henrique!

    Fica aqui o meu abraço e a satisfação enorme de ter dividido AGT com vocês. Fico feliz de ter vocês por perto através do site BioArquiteto. Espero em breve poder agendar a vinda de vocês ao Piauí novamente.

    Grande abraço e saudades…

  • Áureo, para nós também foi incrível receber esta amizade e presença sua. Tenho certeza que nos encontraremos em breve para continuar a tecer esta rede. Teresina – São Paulo estam mais próximos.
    Abração

  • Let me also add a resource that was recently approved in Malawi and several Southern African Countries, the files are on my public dropbox, feel free to share:
    https://www.dropbox.com/sh/4hddldsir1if63u/9gwZLD6tfk

    There is an organization in Malawi that is currently implementing the standards for a small nursery school in our area and we are going to see the building at the end of this month. Visit http://www.landirani.org/ for more information.

  • Boa noite, gostaria de o parabenizar por divulgar seu conhecimento através de seu trabalho, experiências e objetivos como pessoa. Fique imensamente feliz de encontrar sua página pois estou indo para o 8° semestre de arquitetura e urbanismo e muito me interessa o tema permacultura na arquitetura, tema esse que muito se relaciona com a minha maneira de pensar e ver o mundo. Estou muito inclinada a elaborar meu trabalho de conclusão do curso envolvendo essa ideia, mas não sei bem por onde começar, poderia me dar alguma dica de leitura, além das que tem no site? Como futura profissional acredito que além de moradias, podemos reformar e construir mentalidade melhores nas pessoas. Agradecida.

Deixe um Comentário