Residência de Super Adobe

Junto com o Lucas Brant, projetei esta casa no Sítio Beira Serra. A mão de obra foi a turma de lá mesmo, cada um ajudou um pouco, subindo parede, rebocando e fazendo acabamento. Praticamente não existe cimento na casa, paredes de terra crua e reboco natural, a base de esterco de gado.
Veja que resultado interessante.

9 Comentários a “Residência de Super Adobe”


  • Oi Tomaz! onde se encontra esses sacos para o superadobe? eu nao consigo encontrar por aqui, e pela internet ainda nao encontrei tb… existe algum lugar em Botucatu, ou tiveram que pedir de fora? Um abraço.

  • Reboco de esterco? Deve cheirar tao beeeem… rsrsrsr

  • Dirceu Jesus de paula

    Olá Ana,tudo bem não sei se já encontrou a embalagem para super-adobe aqui no pr na procópio sacaria loja da fábrica no 41 3391-1500 ou procura no site da empresa ele custa hoje em torno de 12,00 o kilo.
    att.Dirceu Permacultor 41 9816-7618

  • Geraldo H Bertelli

    O contrario de que muita gente pensa, esterco de animais após a secagem (dois ou tres dias) não contem cheiro.

  • Boa noite, gostaria de saber qual a durabilidade do sistema.

    Esta materia foi escrita no início de 2010, o que leva a crer que a obra já tem pelo menos 2 anos. Como ela está agora? Tem problemas com umidade? Apresentou trincas ou outros problemas estruturais?

    Uma pessoa tem me falado que não existiam dados que garantissem este sistema, assim que estou a procura desses dados de confirmação.

    Atte

    Lilia

  • Olá, Tomaz. É necessário que um engenheiro assine a planta para a realização de uma casa de superadobe? Minha cidade é pequena e acredito que será difícil encontrar um que tenha conhecimento da técnica. O que devo fazer?

  • Olá Kalinka, tudo bom!

    É sempre bom o suporte de um Engenheiro ou Arquiteto. Mas para isso eles precisarão estudar um pouco a técnica.
    Segue uma dica: O Super Adobe segue o mesmo principio da Taipa de Pilão. A diferença é que na Taipa se utiliza forma de madeira e no Super Adobe a forma é o próprio saco.

  • Olá Lilia, a casa foi feita em 2004 e o Super Adobe continua muito bem.
    Abraço

  • Antonio Roberto Arruda

    Olá arq. Ana,
    voce pode encontrar de polipropileno os sacos de 0,35×1000 m para o hiperadode e superadobe na Citropack, setor de bio construção.
    Italolis SP 16 3262-2151

Deixe um Comentário