Residência de Solocimento

Autor do Projeto: Tomaz Lotufo
Construção: Denis Hamai
Técnica construtiva: Tijolo de Solo Cimento
Cisterna: Coleta 30000 Litros de água da chuva
Saneamento: Tratamento Biológico – Zona de Raizes
Aquecimento de água com placas coletoras de calor solar
Situação: Construída 2008

8 Comentários a “Residência de Solocimento”


  • Elisângela Bonequini

    Ótimas idéias, versatilidade, preocupação e adequação à natureza.
    Parabéns pela realização. A D O R E I !

  • Cara Elisangela, fico muito feliz que tenhas gostado.
    Grande abraço

    Tomaz

  • tomaz estive em uma palestra sua e adorei,fico muito contete que projetos como esse se aproxime cada vez mais da nossa realidade.um abraço e muito sucesso.

  • Daiane, é muito gratificante receber este tipo de retorno.
    Espero poder continuar contribuindo.

  • Acho estranho o uso de telhas de barro numa casa que deveria ser sustentável.
    Os carvoeiros, que fornecem a energia para as olarias, são verdadeiros gafanhotos da natureza. Queimam o que veem pela frente.

    Ha algo errado aí, não ?

    MM

  • Caro Marco, vc tem razão, a queima das telhas prejudica bastante o ambiente. Se você observar toda a Arquitetura de baixo impacto que esta sendo produzida no Brasil e no mundo, a cobertura é o nosso maior desafio pois, se não for de palha, ficamos entre cerâmica queimada, petróleo, cimento e etc…
    Além disso, como escrito no texto: http://www.bioarquiteto.com.br/arquitetura/projetos/ , o processo de trasformação de nossa cultura construtiva é pequeno e lento, respeitando os limites do arquiteto, cliente e mercado, minhas obras estam dentro deste contexto.
    O importante é sempre avançar, este é o meu maior objetivo.
    Se tiver alguma sugestão de cobertura dentro desta lógica, o espaço desta página esta disponível para isso. E quem a acompanha, será muito grato.
    Um abraço

    Tomaz

  • Grande Tomaz,
    Descobri seu site a poucos dias e o estou visitando frequentemente. Li num desses comentarios que o amigo Marco levantou uma questão bem pertinente sobre o uso de telhas cerâmicas em suas obras. Gostaria de compartilhar que um colega meu aqui de Campo Grande-MS possui uma fabrica de telhas e blocos semelhantes aos de concreto, porém, feitos com derivados de cerâmica e cimento, provenientes de entulho de obra. Trata-se de um material de muita qualidade e sustentabilidade. Este amigo possui uma construtora que executa varias obras, inclusive de vilas populares inteiras, por todo o nosso estado. Ele também ministra palestras na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul mostrando profundo conhecimento sobre o tema, caso tenha interesse, será um grande prazer compartilharmos informações a respeito. Um grande abraço.
    Arq. Cauê Bueno

  • Norival Ricardo Cazarin

    Sou estudioso de Gestão Ambiental e sustentabilidade e estive vendo os comentários sobre a questão do seu projeto utilizar telhas de barro para a cobertura e não compreendo, posso estar enganado, mas creio que mesmo as telhas utilizando lenha para serem queimadas elas são mais sustentáveis que a cobertura de palha. A telha de cerâmica dura 500 anos, enquanto que a palha apodrece em uma década. Então se todos usássemos coberturas de palha a natureza já não existiria mais há muito tempo. Acho que o raciocínio do colega está equivocado.

Deixe um Comentário