Residência Stelio Paca

Nesta casa realizamos uma reforma e ampliação.
Esta localizada em um condominio de Botucatu com algumas touceiras de Bambu do tipo Vulgaris, o mais encontrado aqui na região. É uma espécie muito suscetível a ataques de insetos, um dos motivos que a torna não apropriada para uso estrutural, porém, se conserva muito bem dentro da terra sem trincas. Por este motivo, foi feito um projeto baseado em estrutura de Eucalipto e fechamento com paredes de pau a pique, armadas com o bambu do próprio condominio.
As paredes tiveram um resultado incrível, trabalhamos com 3 camadas de barro, de forma que na ultima aplicamos linhaça e leite em pó(caseina), dando estabilidade e resistência a parede. Com este cuidado, o resultado é uma parede de terra crua sem trincas.
O acabamentyo foi feito com tinta natural (sem tóxicos) a base de mingau de polvilho (grude), óleo de linhaça e leite em pó (caseina), pigmentada com óxido ferroso(pó xadrez ocre), pó xadrez vermelho e preto.
As fotos demonstram a qualidade que pode se dar à uma barede de pau a pique com acabamento de tinats naturais. Um apróximação de uso da bioconstrução no meio urbano.

3 Comentários a “Residência Stelio Paca”


  • antonio pedro couto junior

    Meu amigo, o uso de caseinato não torna o processo caro? Quanto custa o kg?

  • Olá Antonio, você tem razão, o preço da caseína não é baixo afinal é como se colocássemos um queijo dentro da massa.
    Por isso, ela entra só na fase do acabamento final, quase como se fosse uma pintura. Um reboco natural, feito a base de terra geralmente é constituído de três fases, o grosso é como um chapisco, ele deve ser finalizado com marcas de dedo para dar aderência à próxima camada, com uns 3 cm ele é praticamente terra arenosa (30% argila, 70% areia), depois vem o médio com uma terra arenosa e fibrosa (palha de arroz, esterco, sisal ou similar), este pode ter cerca de 2 cm, nele aparecerão pequenas fissuras, para “rejuntá-las” e deixar a parede bem lisa, vem o fino com cerca de 1 cm, é neste que vai a caseína, costumo usar leite em pó rico em caseína. (Reboco fino: 7 baldes de terra arenosa peneirada, 1 copo de óleo de linhaça, 1 litro de mingau de polvilho, conhecido como grude e 2 copos de leite em pó, depois de pronto, até secar, tomar cuidado com o excesso de sol e calor)
    Para baixar o custo da caseína, você pode também buscar o fornecimento de leite, leite em pó ou queijo vencidos (não mais apropriados para alimentação)
    Abraço,
    Tomaz

  • Tomaz
    boa tarde!!

    Quando o vi pela primeira vez, salvo engano,na TV CULTURA, foi paixão imediata.
    A casa de taipa faz´parte de nossa cultura, inclusive passei minha infância em uma casa de taipa enorme, com dez quartos,
    salas enormes, cozinha com fogão a lenha, coberta de palha e chão batido. Tudo era poesia naquela casa, a chuva então era uma delícia.
    Enfim, agora estou prestes a comprar um sítio e gostaria muito de saber se você conhece aqui em Recife alguém que trabalha com esse material.
    Obrigada e abraços
    Benilde

Deixe um Comentário