Bioconstrução

“Se você planejar cidades para carros e transito, você terá carros e transito. Mas se você planejar para pessoas e lugares, você terá pessoas e lugares” (Fred Kent).
O mesmo vale para uma casa, se projetarmos ela para a televisão, e maquinas, é o que teremos. Mas se projetarmos uma casa para a vida, teremos oportunidades e manifestações de vida…
O objetivo desta página é que auxilie na pesquisa de quem quer projetar e construir a favor da vida, em todos os seus aspectos. Através dela podemos ver um pouco sobre parceiros que estão trabalhando com técnicas de baixo impacto, e conhecer alguns processos de execução.
As páginas estão organizadas por autores de projetos com sub-páginas de seu trabalhos e Biblioteca com sub-páginas sobre técnicas construtivas.

10 Comentários a “Bioconstrução”


  • “As cidades devem ser projetadas para serem usadas e não para serem vendidas” Bianconi Gestão imobiliária UFPR- litoral.

  • maria eugenia bussadori

    Lendo seu artigo, fico pensando que para reconstruir a região serrana do Rio de Janeiro o sistema de bioconstriução deveria ser escolhido, pois é uma construção saudável e inteligente, onde poderiam iniciar com as construções um processo de cura da terra de uma região tão judiada e realmente iniciar um convívio saudávelcom o ambiente.

  • Sr. Tomaz

    Atuo em uma ONG que atua com educação do Campo( Pedagogia da Alternância)e estamos com sérios problemas de espaço, dificuldades de recurso para construção.
    E pretendemos uma construção que tenha a ver com nossa postura filosófica, da Agricultura Agroecológica.

    Gostaria de saber o valor de uma sala de aula com a arquitetura da bioconstrução.
    E se você sabe de possíveis parceiros que possam financiar este Projeto.

    Atenciosamente,
    Simone Ferreira Angelo

  • Qual o custo do m² desta construção?

    Att.
    Simone

  • Cara Simone, o custo por metro quadrado das construções é o mesmo que existe no mercado. Ou seja, você pode consultar tabelas como a da Pini, Arquitetura e construção, etc. Na região sudeste, por exemplo, um imóvel neste padrão custa entre 900,00 reais e 1000,00 reais o metro quadrado.
    Muitas destas casas, utilizam materiais locais, que são mais baratos pois tem muito menos energia embutida neles. No entanto, a obra demora mais, pois estes materiais locais, são beneficiados na obra.
    Portanto, a economia que você terá com material, será balanceada com o aumento de custo da mão de obra, o que é muito bom, pois o seu dinheiro, ao invés de seguir para uma multinacional ou alguma outra forma de concentrar recursos (o qual está na lógica da atual construção civil), vai parar em casas, familias, locais próximos daonde você estará construindo. Isso significa que ao optar por este tipo de construção, você está fazendo um investimento do seu recurso para fortalecer a economia local.
    Um abraço e boa sorte

  • Parabens Tomaz,

    Sua atitude é digna de um verdadeiro cidadão. Deixar o dinheiro no local beneficiando os menos favorecidos e minimizando as diferenças.

    Francisco

  • Acredito que a Bio Construção está ao alcance de todos, todos somos capazes, só precisamos de informação. Eu mesmo já construí duas casas, sem experiencia, apenas com a ajuda do livro “Manual do Arquiteto Descalço” e videos no Youtube.
    Precisamos acreditar que somos capazes.

  • Renato, quanto tempo vc demorou para contruir a casa?

  • Olá Tomaz, muito legal seu blog, gostei das dicas. Estou construindo minha casa faz uns 6 meses, o processo realmente é lento pois estamos beneficiando os materiais e criando as possibilidades adequadas para cada situação. O fato de utilizar a mão de obra local e escolher o materiais mais próximos é a grande vantagem da Bio Construção. Em breve vou descrever toda minha experiência em um site e vídeo.
    Grande abraço!!

  • Que ótimo Marco, será uma grande contribuição. Nos mantenha informado da evolução de sua casa e de quando o site ficar pronto.

Deixe um Comentário




%d blogueiros gostam disto: