Cisterna de Ferrocimento

APOSTILA CISTERNA
Esta apostila esta disponível para orientar os que querem construir uma cisterna de ferrocimento, ou seja, armazenar a água da chuva e depois colocá-la em algum ciclo biológico (importante entender que o homem faz parte deste ciclo). Se conseguirmos dispersar esta semente, tenho certeza que estaremos fazendo muito pelo solo, por todas as formas de vida e uma significativa melhora na qualidade de vida social.

13 Comentários a “Cisterna de Ferrocimento”


  • Sou Agrônomo e professor de tecnicas agrícola em escola estadual, quero captar e armazenar a água da chuva p/ posterior utilização, horta, pomar, animais…

  • Sou adepto da cultura antroposofica de rodolph steiner quero captar e armazenar a água da chuva p/ posterior utilização, horta, pomar,como posso fazelo…

  • gostaria de receber a apostila para construçao de cisterna

  • Muito legal essa apostila Tomaz, eu ainda não vou fazer a cisterna, mas estou fazendo um trabalho pra faculdade sobre o assunto, o material me ajudou bastante e acho que o pessoal da sala e a professora vão gostar bastante também. Muito obrigado.

  • Muito bom receber este retorno, isso motiva a continuidade.
    Adrian, Parabéns pela iniciativa.

  • Olá professor, como multiplicador do conhecimento (Mestre em Educação) atuando em escolas e associações comunitárias no sul de Minas Gerais, este material é oportuno. Já construimos a Cistera de placas (nordestina) e já discutimos a construção de uma em ferrocimento: a idéia inicial foi de colocar esta malha encostada nas paredes do buraco (afastada por distanciadores) e chapiscar o concreto de dentro para fora. O senhor já testou este processo?

  • Magnífico!

    Imagino que sejas filho do Lotufo autor de Geodésicas e Cia.; se assim o for, temos uma dinastia, já, de pessoas bem intencionadas, brilhantes profissionais, que fazem a diferença, realmente, nos destinos do nosso planeta e da própria vida, nêle.
    Maravilhoso trabalho, elogiável por seu acerto técnico, o que revela um profissional muito capacitado, mas também pela iniciativa de torna-lo acessível à todos!
    Por existirem pessoas assim, ainda temos esperança!
    Grande abraço!

  • Adelar, muito grato pelo estimulo. Espero poder contribuir ainda muito mais.
    A apostila de meu pai assim como outras esta disponível na página dele http://www.vitorlotufo.com.br , vale a pena.
    Um grande abraço,
    Tomaz

  • Bom dia! Estamos buscando novas solucoes para a construcao de estacoes de tratamemento de esgoto.
    Gostaria que me enviasse maiores informações do sistema de ferro cimento.
    Obrigado,
    Abraco,

    Orbino werner

  • Caro Orbino, fico grato com o contato.
    A apostila de cisterna busca também disponibilizar a informação do sistema de ferro cimento. Se precisar de um informação mais especifica que eu tenha conhecimento, será um prazer compartilhar.

    Abraço

    Tomaz

  • Tomaz,
    parabéns por seu trabalho!!!
    É possível construir uma piscina com este sistema?
    Estávamos pensando em construir uma pequena ( 8x4x1,5)em uma comunidade para crianças

  • Olá Augusto, você pode fazer a sua piscina com a mesma técnica. Colocar azulejo fica como uma opção para o acabamento desejado.

    Um abraço

  • Francisco Pereira

    Olá amigos sou um amante da natureza e estou construindo uma vila ecológica!
    Superadobe eu uso que tipo de material para não entrar água nas casas já que ah casa não tem telhado por ser uma eco dome

Deixe um Comentário